13/11/2017 10:50

Políticas educacionais e formação docente serão temas do 4º Seminário do Pibid

As políticas educacionais da atualidade e a formação docente e suas implicações para o trabalho pedagógicos na escola serão debatidas durante o 4º Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O evento será realizado de 4 a 6 de dezembro de 2017 com o tema “Iniciação à Docência: a arte de formar professores”.

Está confirmada a presença do professor doutor Helder Eterno da Silveira, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ex-diretor da Capes. Ele fará a conferência de abertura sobre o tema “Formação de Professores e Iniciação à Docência: memórias, reflexões e desafios ao PIBID e às Licenciaturas”.

O seminário contará, também, com a presença do professor doutor José Pacheco, educador português e criador da Escola da Ponte, padrinho de inúmeras iniciativas de escolas inovadoras no mundo. Pacheco participará de roda de conversa intitulada “Aprender em Comunidade” em uma atividade feita em parceria com o grupo Sou Ubuntu.

A programação prevê a participação de outros educadores, como o professor doutor Romilson Martins Siqueira (PUC-GO), diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidade; as professoras doutoras Giovana Zen (Ufba), Marcea Sales, Jussara Portugal, Maria Elisabete Monteiro e Eliene da Silva (Uneb), Ana Verena Paim (Uefs). Eles debaterão os desafios da formação e do trabalho pedagógico na escola de Educação Básica, a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O evento tem como público alvo bolsistas e ex-bolsistas do Pibid. A participação dos bolsistas não requer inscrição, pois é atividade obrigatória. Demais interessados devem procurar a Secretaria do Programa, no período de 20 a 27 de novembro de 2017, localizada no prédio do Proinfor, atrás da ala dos bancos no campus universitário. O telefone de contato é o 3161 – 8374.