Notícias

08/11/2017 15:20

Congresso sobre educação inclusiva reúne mais de 700 pessoas na Uefs

Mais de 700 pessoas, dentre professores dos ensinos médio, fundamental e superior, pesquisadores e estudantes de diversas instituições de ensino do Brasil e do exterior participam, até sexta-feira (12), no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), do 5º. Congresso Baiano de Educação Inclusiva. As atividades foram abertas na manhã desta quarta-feira (8), no Auditório Central.


Os presentes assistiram apresentações culturais, inclusive com a participação de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e conferência sobre saberes, prática e emancipação da educação inclusiva, ministrada pela professora doutora Valdelúcia Alves da Costa, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O reitor da Uefs, Evandro do Nascimento Silva, deu as boas vidas aos congressistas.


Pela primeira vez realizado no interior da Bahia, o Congresso Baiano de Educação Inclusiva é promovido por educadores das Instituições de Ensino Superior da Bahia. Conforme a professora do Departamento de Educação da Uefs e membro da Comissão de Organização, Maria José Oliveira Duboc, o evento foi inicialmente criado para a inclusão social de diversos grupos de gênero, deficientes e étnico- racial, com a proposta de superação de entraves como o preconceito e violência.


Com o avanço das propostas, atualmente o congresso aborda a educação inclusiva, com edições realizadas a cada dois anos. Em paralelo, é realizado o III Simpósio Brasileiro de Educação Especial. Dentre os temas tratados nas conferências, palestras e mini-cursos estão: Preconceito e Bullying, Formação para a Educação Inclusiva, Deficiência e Sociedade, Políticas Institucionais e Inclusão no Ensino Superior, Tecnologias e Acessibilidade, Pesquisas e Práticas em Educação Especial/Inclusiva, Diversidade étnico-racial, de gênero e de condições de saúde nos espaços educacionais.


A programação está disponível no site do evento.  

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.