31/10/2017 16:20

Uefs recepciona novos estudantes com seminário sobre desafios acadêmicos

Iniciar a vida acadêmica envolve uma série de expectativas, dúvidas e inseguranças em relação ao desconhecido. Como adentrar a este novo mundo?Esclarecer algumas dessas interrogações e discutir os desafios enfrentados pelos ingressantes, além de promover a familiarização com o contexto acadêmico, foram os objetivos do “1ºSeminário de Transição para a Universidade” (Setra), realizado na segunda-feira (30), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Dentre os estudantes que acompanharam a programação estava Aiana Neves, que cursa o primeiro semestre de Pedagogia. Para ela o Setra foi fundamental para se inteirar mais sobre a rotina acadêmica. “Tudo que estamos vivendo aqui na Universidade é muito novo. Poder participar do Setra, conhecer mais a Uefs e tirar dúvidas nos traz mais segurança. Gostei muito da programação”, finalizou.

Durante o evento, representantes das pró-reitorias de Graduação, Extensão, Pós- graduação e Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, além das Assessorias de Relações Institucionais e de Comunicação, falaram um pouco sobre o papel e funções de cada uma dentro da Uefs. A vice reitora da Instituição, professora Norma Lúcia Fernandes, aproveitou a oportunidade para dar as boas-vindas aos novos ingressantes da Universidade e destacou a importância do evento para o início da vida acadêmica.

A palestra de abertura do Setra, ministrada pelo professor Carlos Barros, do Departamento de Ciências Humanas de Filosofia (DCHF) da Uefs, e pela psicopedagoga Carmedite Moreira, teve como tema “Universidade: trajetórias, desafios e possibilidades”. O evento ocorreu durante todo o dia com apresentações culturais, palestras e mesa-redonda.

A primeira edição do Setra foi promovida pelo Núcleo de Apoio Psicossocial e Pedagógico (Naap), da Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propaae).