Notícias

11/10/2017 09:00

Docente da Uefs tem tese premiada pela Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou esta semana o resultado do Prêmio Capes de Teses, ediçao 2017, concedido às melhores teses de doutorado defendidas em 2016. Dentre os pesquisadores contemplados está a professora Adriana Nogueira Vieira Lima, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (Dcis) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).


A tese intitulada “Do Direito Autoconstruído ao Direito à Cidade: porosidades, conflitos e insurgências em Saramandaia” versa sobre a autoprodução do Direito à Cidade pelos moradores de Saramandaia, bairro localizado em Salvador. O trabalho aposta no reconhecimento do Direito Autoconstruído e questiona a centralidade exercida pelo Direito Estatal sobre o imaginário social.


Defendida no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (Ufba), com estágio sanduiche no Laboratoire d’Anthropologie Urbaine da L'École des Hautes Études en Sciences Sociales, a tese teve orientação da professora Ana Fernandes.


Para a professora Adriana Lima, o prêmio tem grande significado. “O prêmio não é apenas uma conquista pessoal é fruto da aposta institucional na implantação de uma política de qualificação do corpo docente e do incentivo dos colegas do Colegiado de Direito. Essa tese é fruto de uma intervenção coletiva de luta pelo Direito à Cidade travada pelo Grupo de Pesquisa Lugar Comum da Ufba e Rede de Associações de Saramandaia”, declarou.


O Prêmio consiste em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para participação em congresso nacional, para o orientador, no valor de R$ 3 mil; distinção a ser outorgada ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; além de passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação, agendada para o dia 7 de dezembro, em Brasília.


Mais destaque para a Uefs

Também foi contemplado por esta edição do Prêmio Capes de Teses, Diego Fernando Valderrama Pérez, aluno do Programa Insterinstitucional em Ensino, Filosofia e História das Ciências, uma parceria entre a Uefs e a Ufba. “Diálogo entre conhecimentos científicos escolares e tradicionais em aulas de ciências naturais: intervenção e pesquisa na comunidade de Taganga (Magdalena-Colômbia)” é o título da tese premiada. 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.