Notícias

07/08/2017 09:30

Uefs no I° Workshop MapBiomas Caatinga

Foi realizado entre os dias 31 de julho e 01 de agosto, no auditório do Departamento de Energia Nuclear (DEN) da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), o I° Workshop MapBiomas Caatinga. O objetivo do evento foi apresentar e discutir com especialistas do bioma Caatinga os resultados, desafios e oportunidades do mapeamento do uso e cobertura da terra do bioma Caatinga realizado pelo projeto MapBiomas.

O Projeto MapBiomas é uma iniciativa de mapeamento anual da cobertura e uso da terra do Brasil que envolve uma rede colaborativa com especialistas nos biomas, sensoriamento remoto, SIG e ciência da computação e que utiliza processamento em nuvem e classificadores automatizados desenvolvidos e operados a partir da plataforma Google Earth Engine (GEE).

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Associação Plantas do Nordeste (APNE) são as instituições responsáveis pelo mapeamento das fisionomias do Bioma Caatinga. Em abril do ano de 2017, com o lançamento da Coleção 2, foram disponibilizados mapas anuais de cobertura e uso da terra do Brasil no período de 2000 a 2016 (http://mapbiomas.org/). A realização desse encontro representou um marco importante para a avaliação dos resultados obtidos nessa coleção e para orientar o aperfeiçoamento dos produtos visando a Coleção 3.

Marcaram presença no evento, representantes de diversas instituições, entre elas, Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA/INEMA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Centro Regional do Nordeste (CRN - INPE),  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA - Semi-árido/Solos/Cerrado), Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTIC), Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM/MapBiomas Cerrado), Empresa Geophoto, Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Fundação SOS Mata Atlântica e ArcPlan (MapBiomas Mata Atlântica e Pantanal).  

Durante os dois dias de evento foram apresentadas iniciativas de mapeamentos atuais e já realizadas por especialistas no bioma Caatinga, que vem sendo usados como suporte para estudos científicos, gestão territorial e gestão ambiental nesse bioma. Foi apresentada a metodologia adotada no projeto MapBiomas e os produtos obtidos na Coleção 3. O formato do evento possibilitou aos especialistas expressarem suas contribuições para avaliação do projeto e suas expectativas com as perspectivas futuras do projeto.


Feira de Santana, 07 de agosto de 2017


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.