11/07/2017 09:20

Permanecem as discussões sobre as propostas de resoluções do Programa de Assistência Estudantil

A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis – PROPAAE prossegue com a divulgação das propostas de resoluções para a Assistência Estudantil e após entrega das propostas no dia 12 de maio de 2017 aos estudantes, em reunião no Auditório I do Módulo I, deu início ao processo de discussão junto à comunidade universitária. Durante a segunda quinzena do mês de junho de 2017, a PROPAAE dialogou com o Grupo Mais UEFS, representante da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs), e convocou Diretórios Acadêmicos (Das), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e moradores das residências para reuniões visando apresentar os pontos de partida para a elaboração das resoluções. A PROPAAE encaminhou também as propostas por e-mail e em versão impressa e protocolada para Departamentos, Colegiados, DAs, Pró-Reitorias, Unidades Administrativas e Sindicatos no intuito que todos possam participar das discussões e colaborar com sugestões para a construção do Programa de Assistência Estudantil da UEFS.

Foi agendada uma reunião para o dia 13 de junho passado com os estudantes, exatamente um mês depois da entrega das resoluções, mas não foi possível sua realização, devido algumas paralisações que inviabilizaram o funcionamento normal da universidade. Outra reunião foi agendada com os moradores das Residências para o último dia 29, tendo a mesma ocorrido com um número pequeno de estudantes. Em reunião com a COARUNI – Comissão Administrativa da Residência Universitária no dia 04 de julho ficou acordado que os estudantes apresentariam, até sexta dia 07 de julho, sugestões de datas para mais uma rodada de esclarecimentos sobre as resoluções propostas. Como não houve resposta até o momento, a PROPAAE encaminhou um email a COARUNI prorrogando até quinta-feira dia 13 de julho, o prazo para que seja informado por eles, sugestões de datas possíveis para reunião entre a PROPAAE e os moradores das Residências Universitárias, haja vista que se faz necessário mudanças nas resoluções pois as que estão em vigor não atendem as necessidades específicas dos estudantes.

As resoluções apresentadas são resultado do trabalho realizado pela PROPAAE e a Administração Central. É preciso pontuar que foram apresentadas cinco propostas de resoluções: 1 - Auxílio Permanência, será destinado aos estudantes não residentes moradores de Feira de Santana, em situação de vulnerabilidade social, cotistas e da reserva de vagas não atendidos pelo Programa de Permanência do Governo do Estado da Bahia. 2 - Auxílio Emergencial, destinado a estudantes não residentes, cotistas e da reserva de vagas em situação emergencial de vulnerabilidade social não contemplados por Bolsas institucionais da UEFS, estágios externos e/ou Programa de Permanência do Governo do Estado da Bahia. 3 - Resolução Administrativa das Residências Universitárias, destinada a moradia de estudantes de graduação presencial que não tenham núcleo familiar (pai e/ou mãe e/ou responsável e/ou cônjuge) domiciliado na zona urbana de Feira de Santana e que se encontram em situação de vulnerabilidade social aprovados em avaliação socioeconômica realizada pela universidade. 4 - Auxílio Residente, que substituirá a Bolsa Auxílio Especial e atenderá aos estudantes residentes. 5 - Programa de Assistência Estudantil (PAE) de interesse de toda a comunidade acadêmica traz em linhas gerais a proposta de composição do PAE.

Ademais, no último dia 06 de julho a PROPAAE esteve presente a uma reunião do CEB e após solicitar pauta sobre esclarecimentos acerca das resoluções propostas obteve apenas o consentimento para realizar informes, o que o fez, respeitando os três minutos estabelecidos. Mais uma vez a PROPAAE reafirma sua disponibilidade em realizar quantas reuniões sejam necessárias com os fóruns pertencentes à comunidade universitária para prestar esclarecimentos e acolher sugestões para as resoluções propostas.

A previsão é que as discussões ocorram ao longo do mês de julho, oficinas sejam realizadas em agosto e até setembro as resoluções sejam encaminhadas aos Conselhos Superiores. As sugestões para as possíveis alterações das propostas estarão sendo acolhidas através das reuniões, das oficinas e do e-mail resolucoespae@uefs.br

Acesse as resoluções aqui

Feira de Santana, 11 de julho de 2017