10/07/2017 17:30

Trabalho de estudantes e professor do Curso de Geografia da UEFS é premiado em evento nacional

Os estudantes Kezia Andrade dos Santos, Philipe Damasceno Pedreira e Nerivaldo Afonso Santos, juntamente com o professor Israel de Oliveira Junior, do Curso de Geografia da UEFS, tiveram um trabalho premiado no XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada (XVII SBGFA) e I Congresso Nacional de Geografia (I CNG). O artigo obteve nota máxima entre os submetidos no eixo Biogeografia, manejo de áreas naturais e protegidas: conservação da biodiversidade e foi apresentado durante o evento, ocorrido entre os dias 28 de junho e 2 de julho de 2017, na cidade de Campinas-SP.

O trabalho foi incluído na edição especial da Revista do Departamento de Geografia da USP (ISSN: 2236-2878) – Qualis Capes A2. O título do artigo constituiu Gestão ambiental de unidades de conservação: uma análise do Parque Municipal de Mucugê – BA e resultou da pesquisa dos estudantes, sob a orientação do professor. A equipe integra o grupo de Pesquisa CNPq Natureza, Sociedade e Ordenamento Ambiental (GEONAT), da UEFS, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Filosofia.

Objetivou-se, por meio da pesquisa, abordar a função espacial das unidades de conservação e gestão ambiental, na perspectiva de dialogar com os ideais de sustentabilidade. O contexto espacial de aplicabilidade de conhecimento correspondeu ao Parque Municipal de Mucugê, situado no município de Mucugê – BA, nas imediações do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia. A intenção de publicar o volume espacial dos trabalhos premiados no evento, conforme indica os editores do XVII SBGFA e do I CNG, é o de abarcar debates, apresentar os resultados das principais pesquisas no âmbito das diferentes áreas da Geografia Física, fornecendo importantes subsídios para a sociedade em avanços da ciência, técnicas e tecnologias e na proposição e execução de políticas públicas.

Feira de Santana, 10 de julho de 2017