Notícias

15/03/2017 14:00

Segurança nas universidades foi tema de aula magna na Uefs


         O professor Francisco Mata Machado Tavares, da Universidade Federal de Goiás (UFG), apresentou nesta quarta-feira (15) na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) uma pesquisa sobre segurança em campi universitários. A aula magna reuniu estudantes, professores e servidores técnico-administrativos e marcou o início do semestre 2017.1.

         O estudo apresentado na palestra utilizou dados coletados na UFG e também de outras instituições de ensino superior do país, como da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). "A ideia da pesquisa era dar subsídio para que a comunidade acadêmica pudesse elaborar um plano de segurança para a UFG", afirmou Francisco Tavares.

         O professor ainda salientou que segurança nas universidades não pode ser entendida apenas como danos ao patrimônio e casos de furtos e roubos. "Quando a gente fala de segurança e violência no campus universitário também estamos falando de homofobia, violência contra a mulher, transfobia, assédios moral e sexual e mobilidade".

         No evento, o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento Silva, desejou aos estudantes um semestre produtivo e destacou a importância do tema da aula magna para a instituição. "A Uefs possui uma comissão para elaborar um plano de segurança para o campus e esta discussão vai contribuir para a construção coletiva de soluções", afirmou.

         A solenidade também contou com a presença da vice-reitora da Uefs, professora Norma Lúcia Almeida, da chefe de gabinete, professora Taíse Bonfim, de representantes da Associação dos Docentes (Adufs) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest). Além de pró-reitores, gestores de unidades, diretores de departamentos e coordenadores de colegiados.

 

Sobre o palestrante

 

         Francisco Mata Machado Tavares é graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui mestrado (2008) e doutorado em Ciência Política (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG).


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.